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Alfabetização e Letramento

  • Nível do curso: Intermediário

Descrição

“… Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade.” (Paulo Freire). O curso de Alfabetização e Letramento apresenta material que proporciona planejar um método ensino baseado neste contexto, promovendo um aprendizado dinâmico e interessante, o que torna a leitura mais atraente para as crianças.

O que vou aprender?

  • A aprendizagem da leitura e da escrita constitui uma ferramenta indispensável para a inserção social. Não nos referimos àquela aprendizagem mecânica, que permite somente a decodificação e reprodução de símbolos, como apregoou por muito tempo a pedagogia tradicional, mas, sobretudo, referimo-nos à apropriação do conhecimento que permita uma leitura dinâmica e sistêmica de mundo, que humanize o sujeito inserindo-o na sociedade como autor de sua própria história.
  • O Instituto Nacional de Estatística e Pesquisa em Educação (Inep) mostra que Alunos de 5ª ano do Ensino fundamental não possuem habilidades cognitivas na leitura e escrita. Mas, por que existem tantas dificuldades na aquisição da leitura e da escrita por parte dos Alunos em sua tenra idade? Idade esta propícia ao ato de aprender .
  • Mesmo diante desta realidade, é possível observar que quando uma criança ingressa na Escola, já possui as habilidades linguísticas adequadas para o processo de desenvolvimento da leitura e da escrita, pois são as mesmas habilidades de compreensão da fala. Uma criança não aprende a falar, porque um adulto a Ensinou de maneira sistemática. Entretanto, desenvolve a fala observando a fala do adulto, interagindo com ele e buscando atender suas necessidades a partir dessa comunicação.
  • Desta forma, para que uma criança aprenda a ler e escrever, não é necessário um árduo esforço, basta inserir esse aprendizado em seu cotidiano de uma forma natural. É neste sentido que o adulto, sobretudo, o Professor, deve agir de modo consciente e com uma sensibilidade e bom senso na prática Docente do cotidiano.
  • Sendo assim, é importante mencionar a importância do papel do Professor nesse processo, que deve centrar sua prática num modelo que propicie ao Aluno o desenvolvimento de sua criticidade e sensibilidade frente às letras. Não basta apenas decodificar, mas é preciso compreender, contextualizar, aplicar esta leitura de forma significativa, tomá-la como um meio de interpretar o mundo e interagir nele.
  • Somente assim, a leitura e a escrita serão apresentadas à criança como um instrumento e social.

Tópicos deste curso

Aprendizagem da Leitura?

A aprendizagem da leitura e da escrita constitui uma ferramenta indispensável para a inserção social. Não nos referimos àquela aprendizagem mecânica, que permite somente a decodificação e reprodução de símbolos, como apregoou por muito tempo a pedagogia tradicional, mas, sobretudo, referimo-nos à apropriação do conhecimento que permita uma leitura dinâmica e sistêmica de mundo, que humanize o sujeito inserindo-o na sociedade como autor de sua própria história.

Livro 01 – Material do Curso – Alfabetização e Letramento

Alfabetização e Letramento
Gratuito

Materiais inclusos

  • Livro 02- Material do Curso - Alfabetização e Letramento

Público-alvo

  • Não há pré-requisitos.